domingo, 30 de agosto de 2009

A cultura “analógica” das empresas brasileiras

Durante o Digital Age 2.0, o papel das redes sociais no mundo corporativo foi apresentado com excelência por Mauro Segura, diretor de Marketing e Comunicação da IBM. Citando que os funcionários que usam redes sociais no trabalho são 9% mais produtivos que aqueles que não usam, Segura levantou uma questão importante característica das organizações brasileiras: a necessidade de controle de informações.
A verdade é que mesmo em pleno século XXI, as empresas ainda vivem um comportamento analógico. Se apropriam da comunicação interna institucional sem qualquer participação dos funcionários, negligenciando a capacidade interativa, de mobilização e criatividade coletiva das pessoas. “As empresas têm mania de controlar a comunicação que circula internamente. Elas têm um sério problema cultural de controle”, acredita Mauro, acrescentando que a preocupação de muitos líderes hoje ainda é a troca de informações circuladas nos corredores. Inacreditável!
Enquanto algumas empresas tentam conquistar o título de inovadoras investindo milhares em P&D, na IBM defende-se a inovação colaborativa livre e orientada e a descoberta de capitais intelectuais dispersos pelos departamentos da companhia. Iniciativa que teve inicio em 2005, o IBM Social Computing Guidelines é um ambiente altamente colaborativo via redes sociais, que no ano passado contabilizou 70 mil usuários em seus blogs e redes sociais, enquanto suas wikis atingiram a marca de 370 mil participantes.
A ferramenta mais bacana apresentada por Mauro, a Innovation Jams, é um espaço digital destinado a apresentação de ideias criativas para transformar os negócios da IBM e o comportamento da sociedade em geral. Em 2006, foram inseridos 46 mil posts de insights colaborativos, com um total de 4,6 milhões de views. Resultado: investimento de U$ 100 milhões em 10 ideias que jamais surgiriam em reuniões departamentais ou via outras ferramentas “analógicas” do passado. “Quando disponibilizamos oportunidades interativas como blogs e redes sociais, ganhamos reverberadores e identificamos vários perfis de influenciadores dentro das empresas”, finaliza Segura. Inspirador!
Dez razões para as empresas implementarem um ambiente altamente colaborativo via redes sociais:
Acesso rápido e fácil ao conhecimento
O ser humano adora redes sociais
A inovação aparece
Quebra de barreira geográfica
Quebra de barreira hierárquica
Comunicação direta sem intermediários
Identidade Pessoal
Referências
Política de portas abertas
Tecnologia simples e fácil
Mais informações bacanas: http://aquintaonda.blogspot.com/

Nenhum comentário: